top of page
carolinemudinutti

Como esquecer a ex

Atualizado: 14 de fev. de 2023

Tanto mulheres quanto homens têm dificuldade em esquecer o (a) ex, mas nesse texto darei uma ênfase maior para os homens. Em minhas pesquisas pela internet é muito mais fácil encontrar conteúdos direcionados às mulheres. É por isso que hoje quero falar com os homens.

Esquecer a ex é um processo doloroso e que muitas vezes você acaba sofrendo sozinho, pois ainda há muito preconceito no fato de homens terem sentimentos. O preconceito se estende a falar sobre o assunto com alguém, chorar e sofrer pelo término de uma relação. Pode ter certeza que você não está sozinho nesse barco.

O término de uma relação pode ser por inúmeros motivos desde diferentes objetivos, incompatibilidade de personalidades, família se metendo no meio, ciúmes, brigas, enfim. A lista pode ser imensa e a situação fica ainda mais complicada se o término aconteceu devido à traição. Se sentir traído parece o fim do mundo, mas calma não é. Existe uma luz no fim do túnel e quero te ajudar a chegar lá.

Não existe fórmula para esquecer a ex, mas é preciso força de vontade da sua parte. Depende sim de você mudar sua vida. Vamos às dicas:


  1. Aceite que seu relacionamento acabou: antes de qualquer coisa é preciso aceitar o fato e não se enganar. Não se iluda pensando em formas de reconquistar essa pessoa, pois algum motivo levou ao término. Se você tentar voltar com essa pessoa é bem provável que esse motivo vá continuar na vida de você, sem solução.

  2. Sinta a tristeza ou liberdade: o término é diferente para cada um. Você pode sentir tristeza, ter vontade de chorar, conversar com alguém ou se isolar. Sinta toda a tristeza do mundo, mas não faça morada nessa caverna para o resto da vida. Foi o relacionamento que acabou, não sua vida. Talvez, você sinta liberdade. A sua ex pode ter te sufocado tanto, te controlado tanto e teve tanto ciúmes que você agora se sente livre. Não fique mal por se sentir livre, isso é sinal que a relação tinha mesmo que acabar.

  3. Não tenha mais contato com ela: o único contato permitido é em caso de filhos em comum, mas os assuntos têm que parar por aí, não fique contando da sua vida e pedindo detalhes da pessoa. Caso não tenha filhos, nada de contato. Bloqueie nas redes sociais e o número de telefone. Não fique vasculhando. Peça para as pessoas que gostam de você não ficar mencionando que viu fulana no supermercado ou na balada. Peça gentilmente e as pessoas entenderão.

  4. Não esqueça a ex com outra pessoa: você não está pronto para outro relacionamento assim de cara. Então, não use outra pessoa para esquecer a ex. Isso é falta de maturidade e responsabilidade com o sentimento dos outros. Vai chegar o momento certo de se relacionar com outra pessoa, mas não nesse momento. Tome cuidado porque isso é muuiito comum.

  5. Foque na sua vida: muitas vezes nos deixamos de lado por causa da ex. Retome velhas amizades, velhos hobbies, comece um curso novo, assista vídeos no youtube, mude de casa, viaje, busque desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. Faça por você qualquer coisa que te deixe feliz.


Não esqueça de dar tempo ao tempo, tenha paciência, você vai conseguir superar. Mas se depois de todas essas dicas você não conseguiu sair desse sofrimento, procure ajuda de um psicólogo. Talvez você tenha questões internas que não consegue resolver sozinho.


Não tenha vergonha é para o bem de sua vida.


Um abraço!

Caroline Mudinutti


36 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page