Você já deve ter ouvido ou falado frases do tipo: “como eu fui idiota em acreditar nele (a)”; “queria tanto voltar atrás e fazer diferente”; “e se eu tivesse feito assim ou assado” ou ainda “tenho vergonha de ter me relacionado com tal pessoa” e por aí vai.
A pergunta que faço é: você se condena ao seu passado? Se agarra nele e não se perdoa? Se arrepende e faria de tudo para voltar atrás? Se sua resposta for sim é com você mesmo que eu quero conversar.
Pode parecer que não, mas todo mundo tem um passado e também pode parecer que não, mas todo mundo já sofreu e sofre por amor. E provavelmente todo mundo já fez escolhas de parceiros que não eram lá das melhores. Até aí tudo bem.
O problema é quando esse passado ronda sua vida presente, no aqui e agora. Atrapalha suas escolhas e decisões amorosas, muitas vezes levando ao mesmo padrão destrutivo de relacionamentos. Faz você se sentir humilhado(a), envergonhado e com uma vontade enorme de fazer as coisas voltarem no tempo.
Voltar no tempo ainda não é um recurso disponível para nós humanos, quem sabe um dia, mas até lá teremos que lidar com nossas escolhas e frustrações da melhor maneira possível. Então, se você se condena ao seu passado vão aí umas dicas para te ajudar:
Quando você escolheu aquela pessoa para se relacionar naquele momento, foi a sua melhor escolha.
É isso mesmo, você com certeza achava que era a melhor forma de amar. Como todos seus recursos internos para lidar com essa pessoa, você quis isso e fez de tudo para dar certo.
A experiência que você tem agora é bem diferente do passado.
Parece até meio óbvio, mas não custa lembrar. Não somos a mesma pessoa de um minuto atrás, nós mudamos tanto nossa forma de ser e pensar e o mesmo acontece em nossos relacionamentos.
O tempo nos faz enxergar tudo diferente.
É uma dica relacionada com a segunda, mas quando saímos de um relacionamento, depois de um tempo começamos a enxergar coisas que muitas vezes estava na nossa cara e não víamos. Começamos a ver detalhes importantes, refletimos, conversamos com amigos, enfim, a visão muda com o tempo.
Eu desejo que você faça as pazes com o seu passado e não deixe que ele tome conta da sua vida, inclusive a vida é para ser vivida e vivida bem. Perdoe a você mesmo(a) e entenda que seu passado foi uma linda parte da sua história, com decepções e alegria, que fazem parte de quem você é hoje. Encare as coisas como aprendizado e caso tenha dificuldade em lidar suas questões, procure ajuda!
Um forte abraço virtual.
Comments