top of page
carolinemudinutti

Fui rejeitado... e agora?

Atualizado: 14 de fev. de 2023

Quem nunca foi rejeitado ou rejeitou alguém nessa vida? Quem não se sentiu menosprezado e inferior após um fora daqueles?

Todos nós passamos ou passaremos por situações desse tipo em algum momento da vida.

A rejeição é quase inerente à condição humana e pode ocorrer em diversos setores de nossa vida, mas aqui darei atenção especial aos relacionamentos amorosos. O sentimento de rejeição rasga o peito e nos faz sofrer horrores, não é mesmo?

Apesar de não ter como fugir da rejeição, podemos talvez lidar melhor com ela em nossas vidas. Separei alguns passos que acho super importante para você que está nessa situação nesse momento. Vamos lá:


  1. Cuidado com a autocrítica: ficar se criticando e se vitimizando não te ajudará em nada. Apenas fará você remoer os sentimentos e emoções te deixando ainda mais para baixo. Tente de toda forma acabar com esse ciclo de pensamento autodestrutivo que não te leva a lugar algum.

  2. Procure realizar atividades prazerosas: essa dica está intimamente relacionada com a dica número 1. Ao fazer atividades prazerosas para você, como por exemplo sair com os amigos, te ajudará a quebrar o ciclo de autocrítica. Procure se entreter em suas atividades de verdade, por mais difícil que seja no começo.

  3. Não se envolva com outra pessoa por enquanto: muitas vezes queremos esquecer um amor com outro amor, mas não se engane. Você ainda não está pronto para partir para outra. Primeiro cure suas feridas da melhor forma possível. Assim as chances de fazer alguém ou você mesmo sofrer diminuem. Nesse momento se envolva apenas com você mesmo.

  4. Rejeição não significa fracasso de vida: lembre-se que foi um relacionamento que não deu certo e não a sua vida. A vida não acabou e continua te esperando para ser vivida intensamente. Aproveite ao máximo as oportunidades que forem surgindo e siga em frente.

  5. Alimente sua autoestima: é comum após uma rejeição ficarmos com uma autoestima abalada, isso se ela já não for baixa. Você tem suas características boas que permanecem dentro de você. Se algo não te agrada mude e evolua, não fique preso só nos defeitos. A autoestima é uma plantinha que precisa de água constante. Regue com amor.

  6. Aceite: você já parou para pensar que talvez a rejeição não esteja relacionada com você? A pessoa pode não estar pronta para um compromisso; a pessoa pode estar interessada apenas na conquista; pode ser que ela esteja de alguma forma intimida por você (o sucesso pode assustar); voltou para a ex; suas características não eram exatamente o que estava buscando (imagine alguém que goste de festa, namorando com um caseiro); etc. São tantas as possibilidades e nem sempre tem a ver com você.


O importante é saber que a rejeição é uma interpretação nossa da realidade e muitas das vezes colocamos uma expectativa muito alta nas pessoas. Esperamos que as pessoas ajam de tal e qual forma e elas podem não atendem a nossa demanda.

Você não é inferior ou menos porque foi rejeitado, não tem como escapar disso. O que podemos fazer é escolher melhor com quem dividimos nossa vida, mas esse já é assunto para um outro texto.


Abraço!


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page